Quem sou eu? Às vezes não sei. Sou um menino igual a muitos outros, cor de chocolate, igual a muitos outros, e com Síndrome de Down, igual a muitos outros. A minha vida mudou quando fiz 3 anos e houve alguém que me quis receber de braços abertos. É verdade, eu sou adotado e, graças à minha mãe, que não olhou a Diferenças, hoje sou Feliz.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Boas Festas
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Férias de Natal
Esta noite o Tesourinho estáva muito entusiasmado. Eram quatro da manhã e estáva ele a perguntar-me: "X-Park sim?? Porta bem." Eu tive que responder a este encanto que ia para o X-Park mas tinha que dormir mais um bocadinho. Ele adora as férias só para ir para o X-Park.
Mas como não podia deixar de ser, quando regressou do sítio mágico da Rita, a Mãe foi fazer uma das fichas que o Bruno tem para fazer durante as férias.
Quando vejo cenas como a que vos vou mostrar, lembro-me sempre de quando a Joni foi conhecer o Bruno á Ajuda de Berço, e me perguntáva o que devia fazer. Se ficáva ou não com o menino. Lembro-me como se fosse hoje de lhe dizer que tinha que esperar o pior dele, e se esse cenário não lhe metia medo, então força. Meninos com Sindrome de Down não são faceis de lidar, mas ela faz um excelente trabalho. Vejam só como uma ficha de português pode ser dificil mas com o amor desta Mãe acaba por ser uma vitória.
Alguém falou em parar??
Aqui estou mais uma vez para vos contar as minhas aventuras.
Nesta quarta-feira vinha tão contente da escola porque não havia trabalhos de casa que pedi á Kika para tocar um bocadinho de viola antes de jantar.
Lá a consegui convencer e a Mãe como não perde uma, filmou...
Ficou assim:
Na sexta-feira não havia aulas, e eu fui para o trabalho da Mãe. Portei-me muito bem. Estive sempre no meu computador e deixei a Mãe trabalhar. A Mãe até estáva espantada. Tive direito a ir almoçar ao McDonald's por me portar tão bem... hehe.
Depois á noite, fui jantar com os colegas da Mãe e da Kika. Parece que era o jantar de Natal da empresa, e eu fui também. Foi tão divertido...
Toda a gente queria fotos comigo e até pedi para ir ao wc com o "Paulo". Ele como é muito meu amigo, levou-me. É que eu tenho que aproveitar quando estou com os homens para poder ir ao wc dos homens.Depois quando vinha para a mesa, parámos a ver um senhor a tocar e a cantar, e o Paulo disse para eu dançar um bocadinho. Claro que eu comecei logo a mostrar os meus dotes de bailarino. O Paulo gostou tanto que veio contar aos outros colegas. Mas sabem o que é que eu achei mais estranho? A Mãe deixou-me andar a correr os colegas todos e a dançar no meio do restaurante. Eu diverti-me á brava e a Mãe sempre a sorrir para mim... Foi tão fixe...
O Tesourinho
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Tanta coisa para contar…
Tenho muita coisa para vos contar…
Esta semana foi de tirar o fôlego.
Terça-feira foi feriado e eu fui ao circo com a Mãe, a Kika, o Tiago, a tia Ana e o tio Daniel. Foi muito divertido. Gostei tanto de ver os animais… O Tiago é que teve um bocadinho de medo e esteve sempre agarradinho a mim e á tia Ana.
Mas quando mostraram o bisonte, o Tiago agarrou-se ao meu pescoço. Tinha muito medo e eu como um menino grande estive a protege-lo.Na quarta-feira fui um homem, pelo menos a Mãe é que me disse. Eu fui levar a 1ª dose da vacina da gripe A. Eu choro e grito sempre muito com as vacinas, mas desta vez eu portei-me bem. “Eu porto bem Mamã.”
Felizmente não tive muitos efeitos secundários. Só o braço inchado e um pouco dolorido, mas a Mãe pôs gelo e foi passando.
Como já estava bom do braço da pica, a Mãe foi trabalhar para o Porto nesse dia. Quem ficou comigo foi a Kika. A Mãe antes de ir embora foi dar-me um beijinho e pôs-me na cama da Kika. Fui até ao trabalho da Kika e assim que vi os colegas dela desatei a dizer que a Mãe não está cá. E depois ri-a á gargalhada… Tentei portar mal mas a Kika ralhou comigo e eu voltei a portar-me bem. Depois fomos para a escola e eu prometi á Kika que portava bem, mas assim que cheguei á escola disse a todos que a Mãe não estava cá. Hehe…
Quando a Kika chegou para me ir buscar estava a falar com a “Teacher” (professora de inglês), e eu fiquei um bocadinho preocupado. Eu fui a correr para ela e a gritar “KIKAAAAA…. Eu sou lindo…”
Parece que resultou, pois a Kika agarrou-me no colo e deu-me beijinho…. Ufa…
Nesse dia fiz os trabalhos quase todos porque quando a Mãe chegasse ia ficar contente.
No Sábado foi um dia especial na catequese. Foi a festa de Natal e a missa foi na antiga escola da Mamã. Eu levei um pacote de arroz para os meninos pobres e depois enquanto esperávamos pela missa a Mãe andou a mostrar onde ela costumava fazer as marotices dela… Pois é, quem diria que a Mãe já fez asneiras??? Mas eram pequeninas… Pelo menos foi o que disse a Mãe… Está bem Mãe, eu faço que acredito…. Depois chegou a Isa (minha catequista) e eu andei a brincar com ela. Eu gosto muito dela.
Mas agora eu já falei com elas e já fizemos as pazes. Hoje de manhã já pude ir para a cama da Kika um bocadinho.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Tenho a certeza que o Pai Natal é o tio Artur!!!!
Este fim de semana foi bem divertido. Passamos em casa da avó Odete. Só faltou mesmo a minha Kika para eu estar nas nuvens.
No sábado eu estava muito cansadinho e a Mãe deixou-me ficar na cama até apetecer. Já passava das 10 horas quando resolvi sair da cama.
Despachámo-nos e fomos para casa dos avós. A mãe diz que a avó Odete anda tristinha e nós fomos até lá para a animar. Pedi à mãe se podia levar a mochila dos meus carros e dos bonecos do filme Up - Altamente. A mãe deixou...
Chegamos a casa da avó Odete quase à hora do almoço e, por isso, nem sequer deu para brincar (nem para fazer os deveres... safei-me).
Depois do almoço fui para a catequese e assisti à missa na casa do Jesus. Este sábado o Sr. Padre José Filho, na altura da benção, chamou as crianças do 1º catecismo para o altar. Eu gostei muito...
Depois da celebração da missa, o Sr. Padre convidou as crianças da catequese para ir assistir à benção da exposição de presepios, que está nas instalações dos escuteiros. Havia muitos presépios muito bonitos, mas eu prefiro o meu. Posso olhar para ele sempre que quiser. E tenho um Jesus só meu.
Depois voltamos para casa dos avós. Como se aproxima o Natal, a avó queria ir às compras de prendas. Fomos para o centro comercial de Loures. Fiquei todo contente e só pedia à mãe e aos avós se podia comer "Mac Momald"....
No centro comercial estava o pinguim do Madagascar. Não sei como ele conseguiu vir de Africa, mas eu gostei tanto de o ver que dei uma corrida para ele e abracei-o com tanta vontade que quase o deitei ao chão.
Depois a mãe e os avós disseram que eu tinha de ir, porque eram horas de comer. Que remédio... se a mãe manda eu tenho de obedecer. É que eu sou um menino muy muy muy lindo...
A caminho da zona das comidas, encontrámos o Pai Natal. Eu pedi à mãe para ir falar com ele e a mãe deixou. Não quis nenhuma das prendas que ele me quis dar. Eu só queria dizer-lhe que sei que ele é o tio Artur.
'Tou-te a ver tio Artur!!!
Depois do jantar voltamos para casa dos avós. Eu e o avô Pereira já queriamos era ir dormir. Só ficaram a mãe e a avó a pé.
No domingo, mal acordei, quer dizer, depois de quase meia hora de muito mimo, a mãe lembrou-me que a seguir ao pequeno almoço eu tinha de ir fazer os deveres. Não achei piada nenhuma à conversa...
Mas teve de ser... Os deveres foram feitos ainda de manhã, o que me deixou a tarde toda para brincar com o primo Tiago (sim, o primo Tiago, a tia Ana e o tio Daniel almoçaram na casa dos avós). A avó ainda não tinha feito a árvore de Natal e o presepio. Não me parece nada bem... Ai a minha vida!!!!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
É Natal, é Natal, lá lá lá lá lá...
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Traquinas???? Quem????
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Muito cansado e tristonho
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
E a baba continua....
domingo, 15 de novembro de 2009
Missa
Mais um fim-de-semana e, para variar, muita correria...
No sábado fomos a Abrantes, foi o aniversário da Catariana (que fez 21 primaveras) e da pequena Carolina (afilhada da nossa Kika - Sandra Novais), que fez 2 primaveras.
O Bruninho estava delirante com a ida a Abrantes, afinal de contas, ia ver a Avó Maria. Só não estava mais contente, porque indo a Abrantes, tinha de faltar à catequese e não sabia se ia à "Casa do Jesus" assistir à missa.
O Bruninho acabou por não se divertir muito na festa, porque pouco depois de tomar o xarope estava cheio de sono e acabou mesmo por adormecer no meu colinho. Acordou com os parabéns e começou logo a pedir para ir à missa.
Cada vez que o Bruno se portava menos bem, eu dizia-lhe: "Se te portas mal não vamos à missa". A isto a resposta imediata era: "Mamã, porta bem. Missa... Sim??"
A avó Maria babava cada vez que o menino se saía com esta e diz que ele vai ser Padre...
Na hora da missa, lá fomos assistir à celebração. Como costume, o Tesourinho portou-se como um anjinho. Ele gosta muito da oração do "Pai Nosso" cantada e, como se portou tão bem e a pedido da Paula, o menino teve direito a que cantassem o "Pai Nosso" só para ele.
Ora vejam:
No final do dia, regressámos a casa. O Tesourinho adormeceu no carro e nem deu pela viagem...
Hoje (domingo) de manhã, abriu os olhos e disse: "Mamã, missa? Sim?". Claro que, com esta correria toda, o menino ainda não tinha feito os TPC todos (6 fichas e uma cópia). Por isso disse-lhe que depois de acabar-mos os TPC's logo se via se havia ou não missa.
Fizemos uma ficha e meia das 3 que faltavam e o rapaz só queria a missa. Acabei por ligar a TV para ver se havia missa em algum canal.
Estivemos os dois a ver a missa enquanto a Kika dormia descansadinha...
Acabou a missa e ele foi a correr acordar a Kikinha para ela fazer os TPC's com ele.
Mal acabou os TPC's, voltou-se para nós e disse: "Carro Preto... sim?". Claro que isto queria dizer que o Tesourinho queria ir para a rua. Fomos almoçar à casa da Avó Odete e do Avô Pereira.
Mal entrámos no carro, o Tesourinho disse: "Quero ouvir musica, se faz favor". À pergunta "Que música?" respondeu "Ruca".
E lá fomos nós, os três, entretidos a ouvir musicas infantis até casa dos avós.
Como o xarope da tosse só terminou hoje, o menino ainda estava muito xoxinho e cheio de sono, por isso, era preciso vir descansar, que amanhã é dia de trabalho para todos.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Espanto!!!
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Fim-de-semana com os avós
Este fim-de-semana, a minha Kika foi ver a avó Maria, e eu fiquei com muitas saudades dela, como fico todos os fins-de-semana que ela vai.
Mas também gostei muito do meu fim-de-semana. É que a Mamã resolveu fazer uma surpresa à avó Odete e passámos o fim-de-semana todo com ela e com o avô Pereira.
No sábado, depois de uma bela feijoada (que a minha avozinha faz muito bem), fui para a catequese e, depois, à missa. Não percebi porquê, mas a Mamã este sábado assistiu à missa no meio dos meninos da catequese, eu gostei muito porque ela esteve a cantar as músicas do Jesus no meu ouvido e eu estava todo derretido. Portei-me muito bem.
Depois da missa voltámos para casa da avó Odete. Estava lá a tia Ana e o Tiago. Brinquei um bocadinho com ele, mas como ele tinha muito sono, teve de ir embora.
Eu, a Mãe, a Avó e o Avô também saímos. Esta saída é que eu já não gostei tanto: fomos comprar mais um livro da escola para eu trabalhar. Acho que a Mãe ainda vai comprar mais. Não sei bem, mas parece-me que vou passar a ter de trabalhar com livros diferentes na escola e no Diferenças. A Mãe diz que é para eu não me cansar de olhar sempre para os mesmos livros…
Na hora de dormir, eu queria ir para a minha caminha. Já não me lembrava bem que ia dormir em casa dos avós e acabei por adormecer no colinho da Mãe.
No domingo éramos para ir à praia, mas estava a chover e acabámos por não ir.
A tia Ana, o tio Daniel e o Tiago voltaram a casa dos avós e almoçamos todos juntos.
Depois, para o lanche, chegaram uns primos do avô Pereira (a prima Natália e o primo Carlos). Eu gosto deles, mas pareceu-me que o Carlos zangou a Mãe. Começaram a falar daquele tema que eu não gosto (adopção) e a Mãe diz que desde que passou por um processo de adopção (comigo) não consegue ter a visão tão linear como as outras pessoas. Eu não estava a gostar nada de ver a Mamã a exaltar-se e agarrei-me muito a ela. Fiquei muito nervoso. Mãe não fiques zangada e não me deixes nunca.
Um bocadinho depois, fomos para o computador do avô Pereira ver os meus vídeos e as minhas participações em programas de televisão. Sou muito vaidoso e gosto muito de ver os meus vídeos.
Ainda jantámos em casa dos Avós (já com a Kikinha do meu coração) e depois fomos para casa, porque eu precisava descansar. Já me esquecia de vos contar.
Esta noite, eu fui um menino muito crescido.
Não sei se sabem que eu tenho muito medo do escuro e que, por isso, durmo com um fantasminha que ilumina o quarto todo. Apesar da luz do meu fantasminha, eu nem me atrevo a sair do quarto sozinho, porque tenho mesmo muito medo do escuro.
A Mãe e a Kika estão sempre a dizer que tenho de arranjar coragem para sair do quarto sozinho quando preciso fazer xixi.
Hoje, às 5 horas da manhã deu-me vontade de fazer xixi. Enchi-me de coragem e lá fui eu ter ao quarto da Mãe. Ela teve de ir comigo à casa de banho, mas ficou toda contente por, finalmente, eu ter arranjado coragem para sair do quarto no escuro.
A Mãe e a Kika dizem que eu estou a ficar um menino muito crescido.
Hoje, à porta da escola, disse à Mãe que me vou portar muito bem na escola, para conseguir uma bolinha azul no comportamento.
Beijinhos
domingo, 1 de novembro de 2009
Aniversário do Avô Pereira
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Mais um fim de semana
Aqui estou eu de novo para vos contar o meu fim de semana.
Desta vez foi muito diferente.
Comecei logo na sexta-feira a cozinhar... Eu não vos disse que me apetecia cozinhar??? A Kika fez-me a vontade e fizemos os dois o jantar.
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Vaidoso
Dei uma escapadela aqui sem a Mãe saber, mas hoje sinto-me vaidoso.
Até pedi á Mãe para me tirar uma foto, mas ela não me percebia... Já há muito tempo que eu não peço fotos e ela ficou baralhada....
Mas lá me fez a vontade e eu vim aqui partilhar com vocês a minha pose...
Hoje vou ver se a Kika quer ir comigo para a cozinha. Apetece-me cozinhar... Vamos ver se a convenço. Depois conto-vos como correu...
Beijinhos
O Tesourinho
domingo, 18 de outubro de 2009
RayBan
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Reunião na Escola
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Dias complicados...
Bem... realmente os últimos dias têm sido um bocadinho complicados.
Dois dias depois do meu maior Tesouro fazer 6 aninhos, eu também fiz anos... Voltámos a ter os avós, a tia Ana, o Tio Daniel e o primo Tiago em casa.
Ainda cansado dos anos dele, o Tesourinho já não sabia muito bem se estava feliz ou se queria que fossem todos embora.
Na sexta-feira eu fui para Leiria em trabalho e o Bruninho ficou a achar que eu não estava, porque estava triste com ele. A Kika bem tentou explicar que não e que a mãe às vezes demorava um bocadinho mais a chegar a casa e que o amava na mesma, mas o meu anjinho lindo só descansou quando me ouviu (ao telefone) dizer-lhe que o amo.
Mas mesmo assim ele não estáva muito bem... depois de muito insistir-mos com ele para nos dizer o porquê daquela tristeza no olhar dele, lá se decidiu a falar.
O meu Tesourinho pensáva que o primo queria ficar com o quarto dele. Por isso nos meus anos ele não queria brincar no quarto, só na sala. O primo dizia que queria brincar com ele no quarto, e ele deitáva-se no sofá a dizer: "Tô cachado"...
O meu Principe tem uma adoração pelo "quarto novo" e mesmo gostando muito do priminho, ficou com medo de o perder.
Lá o conseguimos convencer de que o quarto novo é só dele e que por muito que o primo lá vá brincar, nunca deixa de ser o cantinho dele.
Agora parece andar outra vez mais alegre, mas custou a convence-lo.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
6 Aninhos
Falei ao telefone com a Avó Maria, com a prima Ana, com a tia Betty e também com a Maria Irene.
O bolo de anos fui eu que escolhi. Não é lindo?
Eu amo-te muito Mãmã.
Eu e o Tiago fomos dar de comer aos meus peixinhos (uma das prendas da Kika).
domingo, 4 de outubro de 2009
Estou a ficar um menino muito grande
Hoje sou eu quem vos vai contar o fim de semana...
O meu final de sexta-feira não podia ter sido melhor, tal como a mãe e a madrinha tinham prometido, fomos jantar com a "minha" Rita. Só foi pena ela não ter levado o Martim, mas prometeu que da próxima vez leva.
Foi muito divertido, eu quis sentar-me ao lado da "minha" Rita e a mãe deixou... Eu estava tão feliz... Feliz, mas muito cansadinho e, por isso, depois pedi para ir sentar-me ao lado da mãe.
Mas vocês não sabem a melhor parte... a Rita perguntou se eu queria o colinho dela... eu perguntei à mãe se podia e mal ela disse que sim, fui a correr.
As saudades que eu tinha de ter a "minha" Rita só para mim!!!
A mãe, a Kika e a Rita ficaram a conversar durante muito tempo, mas mal fui para o colinho da Rita adormeci. Depois não sei o que se passou, mas abri os olhos e já estava no colo da minha Kika e um bocado depois, voltei a abrir os olhos e era a mamã que me tinha nos braços...
Eu gostei muito do jantar de 6ª feira e até ouvi a "minha" Rita a dizer que temos de repetir. Eu gostava que da próxima vez o Martim também fosse...
Depois veio o Sábado, passámos no Diferenças para a mãe pagar um jogo que comprou para mim. A mãe só não percebeu porque é que uma senhora (mãe de um menino com T21 como eu) veio perguntar à minha Kika se ela era a Sandra Morato.
A mãe pediu para ficar aqui o esclarecimento: eu até que gosto dos Moratos (de Peniche), mas a minha adorada e dedicada madrinha é mesmo a minha Kikinha e ela chama-se Sandra Novais.
Quando saímos do Diferenças, fomos comprar umas coisas para a minha festa de anos. Não foi bem o que eu queria, mas também gosto do que a mãe comprou.
Depois fomos almoçar com os avós. Enquanto esperavamos pelos avós, a mãe fartou-se de entrar em lojas e olhar para roupas, mas não comprou nada...
Depois do almoço era hora de ir até à Igreja Matriz de Odivelas. É que hoje foi o meu primeiro dia de catequese.
A minha catequista chama-se Isa e tem a ajuda da Lucia. Eu gostei muito delas.
A Isa disse à mãe e à Kika para entrarem e elas assistiram ao meu primeiro dia de catequese. Eu portei-me um bocadinho mal e a mãe ficou um bocadinho triste.
A seguir fomos para a missa das crianças e aí eu portei-me muito bem. Até ouve uma catequista que foi ter com a mãe a dizer que eu me portei muito melhor do que a maioria dos meninos normalmente se portam.
Vês mãe? Eu já sou crescido e se tu ficares um bocadinho afastada de mim, eu consigo fazer com que sintas orgulho de mim. Não precisas de te preocupar tanto.
No final do dia a minha Kika foi ter com a avó Maria. Eu queria ir com ela, mas a mãe explicou-me que não podia ser.
Domingo acordei cedinho e fui para a cama da mãe ver o Noddy e o Ruca. Mas isso não foi o importante.
Sabem que a mãe já não se levanta a meio da noite para me levar à casa de banho? É verdade. Eu já sou mesmo um menino grande!!!!
De manhã tivemos de sair, porque a mãe vai fazer anos e a avó Odete quis que ela fosse comprar uma roupa nova. Acho que essa vai ser a prenda da avó Odete e do avô Pereira.
Amanhã já cá vou ter a minha Kikinha. BOA!!!
Não se esqueçam que eu faço anos na terça-feira.... Já sou um menino muito grande, faço 6 anos.
Beijinhos
O Tesourinho
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Estamos no bom caminho
domingo, 27 de setembro de 2009
O Tesourinho no Consigo
Esta semana tem sido muito mexida. A nossa estrela não pára.
Hoje foi no programa da RTP2, "Consigo".
Uma reportagem que a meu ver está um espectáculo (ó pra mim a babar pelo meu afilhado lindo). Espero que gostem tanto como eu e a Mãe gostámos.
P.S. Queriamos agradecer a quem tornou este trabalho numa reportagem tão especial.
Obrigada Dora.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
O Tesourinho na Companhia das Manhãs
Não se esqueçam de ver também no Domingo, na RTP2, ás 11h30m o programa Consigo.
Espero que gostem.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
História para dormir
O Tesourinho nunca deixa que a Kika lhe leia histórias para dormir. Diz sempre que quer que seja a mãe a ler os livros.
Ontem, para mimar um bocadinho a sua Kikinha, ele lá lhe fez o grande favor de a deixar ler uma história.
Como é tão raro ele deixar, peguei logo na camara para filmar o acontecimento.
E não é que foi o que fiz de melhor? É verdade, era a história da "Branca de Neve e os Sete Anões". Às tantas estavam os dois a cantar.
Como o video não dá para carregar aqui, deixo-vos aqui o link, para poderem espreitar e apreciar um momento de ternura ao deitar:
http://www.youtube.com/watch?v=t-xv6bV1X78&feature=channel_page
P.S.: Aproveito para avisar que amanhã voltamos à televisão. Desta vez é o programa da Rita Ferro Rodrigues, na SIC
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Trabalho de alunos do 12º ano sobre Trissomia 21
Olá malta!!
Em Maio deste ano, eu a mãe e a minha Kika voltámos a servir de modelo para um trabalho sobre Trissomia 21.
Foi um bocadinho muito divertido, fartei-me de brincar com a minha Kikinha enquanto a minha mãe falava sobre mim.
A mãe recebeu hoje o trabalho. Eu pedi a ela que não se esquecesse de publicar aqui o mais rapido possível, para que toda a gente possa ver como sou um menino esperto e brincalhão. Eu, pelo menos, gostei muito de me ver no video.
Beijinhos
O Tesourinho