quinta-feira, 22 de abril de 2010

Reunião de avaliação do 2º período


Na 3ª Feira, dia 20 de Abril realizou-se a reunião de avaliação do 2º período do Tesourinho. Há hora combinada pela professora, lá estavam todos os pais dos meninos do 1º J.
A professora começou por falar do comportamento e aproveitamento global da turma e por dar alguns recados. Aproveitei este período ir olhando para os testes do Bruninho que estavam em cima da mesinha dele.
Apesar de no segundo período ainda não estarem definidas as adequações curriculares, a professora optou por adaptar os testes às aptidões do menino.
Eu já sabia que o teste de Estudo do Meio não tinha sofrido qualquer adaptação e que não teria corrido muito bem ao meu menino. Sabia também que os testes de matemática e português (estes adaptados) tinham corrido muito bem.
As notas dos testes do Tesourinho foram:

  • Expressão Plástica – Satisfaz
  • Português – Satisfaz plenamente
  • Matemática – Satisfaz plenamente
  • Estudo do Meio – Satisfaz bem

Fiquei muitíssimo contente com as notas que ele conseguiu nos testes.
Depois de falar das dificuldades que sente com esta turma e dos comentários globais que teceu, a professora Vânia falou individualmente com cada encarregado de educação sobre as dificuldades (ou não) que sente com os seus educandos. Eu fiquei para o fim. Não há grandes reparos a fazer ao Bruno. Quiseram apenas referir que notam o Bruno muito apático desde que regressou à escola. Claro que não atribuíram aos eventos do final do 2º Período, mas à possibilidade de a mãe ter feito o menino trabalhar de mais nas férias…
Fica apenas a questão: se notaram esta apatia no Bruno, desde o regresso às aulas (e pensaram que seria eventualmente “culpa” minha, porque não tentaram falar comigo logo nessa altura?


Globalmente, a avaliação do Bruno foi:

  • Áreas curriculares não disciplinares:
    o Área de projecto – Satisfaz
    o Estudo Acompanhado – Satisfaz
    o Formação Cívica – Satisfaz

  • Áreas curriculares disciplinares
    o Língua Portuguesa – Satisfaz
    o Matemática – Satisfaz
    o Estudo do Meio – Satisfaz
    o Expressões (Artísticas e Fisico-Motoras) – Satisfaz

A avaliação do Bruno, finalmente, tem em atenção as adequações curriculares, uma vez que ele está ao abrigo do artigo 18º do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro.


6 comentários:

Paulinha disse...

Que bom! Mas fiquei a cismar com o que escreveste, e passo a citar: "Fica apenas a questão: se notaram esta apatia no Bruno, desde o regresso às aulas (e pensaram que seria eventualmente “culpa” minha, porque não tentaram falar comigo logo nessa altura?"

É que já passámos (eu e o Dé) por situações do género e que me fazem quase "saltar a tampa"! Sou uma mãe presente dentro da comunidade escolar e ninguém mais que eu se interessa pelo desenvolvimento global do meu filho, mas aborrece-me extremamente esse tipo de situações, porque se houver algo para se resolver ou dar mais atenção, é naquele momento e não uma semana depois, em que já nem o miúdo se lembra do porquê disto ou daquilo! Do mesmo modo que se ocorre algo fora da escola que eu ache relevante ser do conhecimento do pessoal docente (algum acontecimento que lhe alterou o humor, por exemplo) faço questão de o transmitir, tudo em prol de um melhor aproveitamento na escola!

(desculpa lá o comentário tão longo)

Parabéns ao Bruninho pelo aproveitamento escolar! Beijocas!

Maria Osório disse...

Parabéns a todos e especialmente ao Bruno!

Essa de notarem o menino apático e querem "culpar" a mãe pelo extenso trabalho dá vontade rir! Mais uma vez a quererem fugir às suas responsabilidades...

Se o Bruno alcançou os objectivos e teve estas notas é devido ao trabalho que é feito com o Bruno e também obviamente pela sua grande capacidade de aprendizagem. Se fosse só pela escola provávelmente não teria estas notas...temos de trabalhar com eles, é um facto e ainda bem pois só assim eles poderão algum dia ter a sua autonomia.

Assim que tenha tempinho, tb vou postar as notas do Tiaguinho. Este período que passou teve uma boa evolução em algumas áreas. Claro que tem curriculo adapatado...

Bejinhos aos 3 de nós os 4!

António disse...

Parabéns Bruno mãe e madrinha. Não tenho idade para adotar filhos, mas adotei um neta, a minha Sara, chegou um dia a minha casa tinha uns três anos, por cá ficou, hoje tem 18, não está comigo a tempo inteiro, mas o quarto dela continua. Felizmente foi sempre saudavel. O pai caboverdiano a mãe angolana. Nós somos a família que tem, tios, primos, avós. Um abraço do avô António

Angel disse...

Ola Tesourinho.

Isso é que foi boas notas, Parabens, tudo isto para mostrares a todos que tu consegues.
Fico muito feliz por ti meu lindo.

Quanto ao resto tudo se ha-de resolver.

Beijinhos

Grilinha disse...

Pois, não se espera muito tempo para relatar a apatia....

Mas fico feliz pelas notas !!!

Estou contente por as coisas se estarem a encaminhar...Beijos

Samantha BAires disse...

Primero, lo más importante: felicitar a Bruno por su desempeño, se nota el gran trabajo que hace, cómo se esfuerza. [Y el gran apoyo que tiene en casa]
Luego, lo de la apatía. ¿Tiene algo que ver con lo sucedido con los otros niños, cuando lo agredieron? Los niños son muy susceptibles a esos hechos y les lleva bastante tiempo superar esas agresiones.
Espero que las maestras se comuniquen más asiduamente con la mamá y le hagan saber esas cosas enseguida.