segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Férias de Natal

Acabaram as aulas e chegam as férias do Natal.
Esta noite o Tesourinho estáva muito entusiasmado. Eram quatro da manhã e estáva ele a perguntar-me: "X-Park sim?? Porta bem." Eu tive que responder a este encanto que ia para o X-Park mas tinha que dormir mais um bocadinho. Ele adora as férias só para ir para o X-Park.
Mas como não podia deixar de ser, quando regressou do sítio mágico da Rita, a Mãe foi fazer uma das fichas que o Bruno tem para fazer durante as férias.
Quando vejo cenas como a que vos vou mostrar, lembro-me sempre de quando a Joni foi conhecer o Bruno á Ajuda de Berço, e me perguntáva o que devia fazer. Se ficáva ou não com o menino. Lembro-me como se fosse hoje de lhe dizer que tinha que esperar o pior dele, e se esse cenário não lhe metia medo, então força. Meninos com Sindrome de Down não são faceis de lidar, mas ela faz um excelente trabalho. Vejam só como uma ficha de português pode ser dificil mas com o amor desta Mãe acaba por ser uma vitória.

4 comentários:

Grilinha disse...

Emocionada ao ver este video....
Como ele se envolve e vê-se que está feliz de aprender. Sempre se tenta desviar , como quase todas as crianças, mas a mamã firme, mantém o rumo certo..
Só com muito amor se conseguem estes feitos.
Feliz por vocês. Parabéns Joni e Bruninho !!!
Um santo Natal

Sandra Morato disse...

Ainda não vi o video, vejo depois de escrever. Mas sabem, nem preciso de ver, este blog é o testemunho vivo, de que crianças como o Bruno, a Yo, a Sara e tantas outras são capazes de tudo ou quase tudo se tiverem um ingrediente absolutamente fundamental: AMOR INCONDICIONAL, neste caso da mãe, da madrinha que o ajudam a ultrapassar as metas que a sociedade definiu como intransponiveis. O Bruno fará história e abrirá muitas portas a muitos outros meninos com Sindrome de Down. Ele até ensina adultos a comportarem-se a terem valores de referência e a serem melhores pessoas. É com muito orgulho e vaidade que digo que este menino, é de facto um Tesouro, esta família uma referência no seu Amar, Dar e Cuidar. As entidades máximas da educação deviam ver e consultar este blog, e assim abrirem as portas dos apoios e recursos a estes meninos, tão prejudicados pelo preconceito. Outras famílias deviam ver o que o Amor Incondicional faz, os milagres que opera, e o quanto o papel da família neste investimento para a vida é absolutamente fundamental. As crianças com Sindrome de Down, Trissomia 21, Mongolismo o que mais padecem é da falta de respeito e de valorização. Uma nova era se abre para a deficiência, e o preconceito tem de ser erradicado, para que crianças com limitações possam chegar mais longe. Muitas não chegam porque as famílias não investem, não Amam Incondicionalmente e porque a sociedade e o Estado lhes cria barreiras. Seja a T21,o autismo, a paralisia cerebral, como tantas outras, com Amor Incondicional, investimento das famílias, apoios consistentes e efectivos, e mentalidades abertas ao respeito, integração, solidariedade e valores de cidadania, eles chegam lá. Bruno mostra-lhes doce como de facto é possível com Amor, evoluir tanto assim. És um Principe, um arrasa corações. Enches-me de orgulho, e de lágrimas por te ver crescer, engrandecer e vencer. Que o teu exemplo possa de facto ser um marco. Um Santo e Feliz Natal para ti, para a mamã e a nossa Kikinha. Tia que te adora. Beijinhos de todos aqui. Moratinhos.

Rita do cão disse...

Numa só palavra... LINDOOOOOO!

Um Feliz Natal para vocês, com tudo de bom e junto de quem gostam!!!

Angel (Angelala) disse...

Ola Tesourinho Lindo :).

O cão da Angelala :), ele saltou para cima do menino foi ;).

Adorei ver o video, principalmente de ver o Bruninho muito concentrado a fazer os trabalhitos de casa.
Nota-se muito bem a evolução do menino ate no meu nome ele ja diz melhor, e olhem que o meu nome é dificil de dizer.

Beijoquinhas