domingo, 26 de setembro de 2010

O meu fim de semana

Olá malta!

Ando um bocadinho "perdido" com a história da escola, mas a mãe vai tentando que corra tudo bem e não tarda já volta tudo ao normal.
Este fim de semana houve mais uma mudança na minha vida, mas desta eu gostei. A minha professora de natação foi para Barcelona e a mãe não sabia como ia correr.

É que tantas alterações na escola e agora mais esta... para dizer a verdade, a mãe estava mesmo aflita, mas descansou mal eu falei com o meu professor novo de natação.
Eu gostei muito dele e portei-me muito bem na aula.
Tentei desobedecer um bocadinho, mas ele fez cara feia e deu-me um ralhete, não saí mais da linha. Quem ficou toda contente com isso foi a minha mãe...
No sábado acabámos por dormir nos avós. Eu gosto mais da minha caminha, mas teve de ser...
Logo de manhã os avós trouxeram-nos a casa e estive a fazer os deveres com a mãe.
Depois do almoço estava tão cansadinho que deitei e dormi um bocadinho.
Eu prometi à mãe que vou fazer um esforço grande para conseguir estar bem na escola, mas será que não merecia que os adultos da escola olhassem um bocadinho mais por mim???

Beijinhos
O Tesourinho

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

E as más novidades continuam...

Pois é, ontem tive a noticia (por recado escrito) que a professora titular da turma do Tesourinho tinha metido licença.
Esqueceram-se foi de me dizer que não foi ontem que ela meteu licença, mas sim na semana passada...
Então na sexta-feira, o menino já teve aulas com a coordenadora da escola e na segunda-feira voltou a mudar de professora (uma professora de substituição provisória até a DREL colocar alguém a substituir a professora titular da turma).
Hoje chamaram-me à escola (a professora de substituição) para me dizer como têm corrido as coisas com o meu menino lindo.
Parece que ele tem reagido muito mal a esta mudança. Não acata as ordens desta professora e não para de chamar pela professora V.
Ao que parece o meu Tesourinho não trabalha desde que tem esta professora, porque ele não lhe reconhece autoridade. Na cabecinha dele deve ser: "a professora V. não está cá porque esta veio ocupar o lugar dela..."
Claro que como não sabia destas alterações, não conversei com o menino sobre elas... E se eu não estou na escola e da escola não me contam o que se passa, também não podia saber desta reacção do menino...
Enfim!!!

Hoje, eu tive uma conversa com o Tesourinho e a Kika ajudou à festa.
E terminou com algo do genero:

Mãe - "Quem manda na escola?"
Tesourinho - "Pissora V."
Mãe - "Não Tesourinho, a professora V. está a cuidar do bebé e agora vai estar muito tempo sem ir à escola. Agora que ela não vai estar, quem manda na escola?"
Tesourinho - "Pissora A."

Vamos ver como corre amanhã.
Espero que bem melhor do que estes três dias já passados... De qualquer maneira amanhã, de manhã, vai ter a professora de ensino especial na sala. Espero que corra bem melhor e que ele trabalhe um bocadinho.
É que não tenho geito nenhum para "Pissora" e o meu menino detesta que a mãe faça de "Pissora". Prefere a mãe que dá muitos miminhos...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mais um dente

Olá malta!!!
Passei aqui só para vos contar que já me falta outro dente....
Eu não gosto nada quando os meus dentes andam a abanar, e como me faz doer muito eu ontem decidi arrancá-lo na escola.
Quando a Mãe me foi buscar, eu corri para lhe dar um abraço e ela reparou logo na minha baliza.
Ela disse que eu sou um menino muito grande.
Pedi á Kika para falar com a Avó Maria e contei-lhe tudo... Ela disse que eu sou muito, muito, muito lindo....
Pois sou.... eheh

Beijinhos
O Tesourinho

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fim de semana diferente

Aqui estamos de novo para vos contar o fim de semana do Tesourinho.
O Tesourinho pediu para ir ver os avós e tomar o pequeno almoço com eles. Como ele se tem portado bem, lá acedemos. Quando chegamos, qual não foi o espanto do pequeno, quando viu que a tia Ana e o primo Tiago também lá estavam. Ele nem cabia nele de contente. Saltava, ria, gritava "BOAAAAA!!!!". Foi um encanto... Mas melhor foi quando lhe dissemos que ia-mos passar o dia todos juntos e o Tiago pediu para ir no carro do Bruno. Estavam os dois muito felizes.

No Domingo, fomos bem cedo até ao parque do serrado no Seixal. Fomos fazer uma sessão fotográfica com a Isabel Monte.
Foi incrível. Adorei a profissionalidade com que foi feita a sessão, a simpatia...
Posso-vos dizer que chegou uma altura em que não havia fotografa e sim três adultos a brincar com uma criança. Não se dava conta que havia alguém a tirar fotos enquanto brincávamos... foi tudo muito natural... Adorei mesmo. Quando tivermos as fotos, deixamos algumas aqui. Aproveitem e vão dar uma espreitadela ao blog dela : http://www.isabelnsmonte.blogspot.com/

Mas a fotografa foi fotografada....


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Desenhos do Tesourinho

Com o inicio das aulas, esperava eu que começassem a vir os deveres...
Pois... Não vieram ainda...
Ontem perguntei ao Bruno se a professora não mandou deveres e ele respondeu que sim, o que quer dizer que o rapaz deve ter tirado o caderno dos deveres da mochila e deixado na sala dele... Porque será?
Bem....
Como já deu para perceber, ele tem uma Mãe e uma Kika muito "chatinhas" e, mesmo sem deveres da escola, no minimo, o Tesourinho tem de escrever o nome completo, a data e fazer um desenho identificado todos os dias.
Ontem o desenho foi este:A unica coisa que não foi escrito por ele foi a palavra "Kika". Quer dizer, ele escreveu com muitissima ajuda da sua Kika...
Mas o resto: "Bruno Pereira", "16/09/2010" e "Mãe" é mesmo a letrinha do meu borracho pequeno. Está ou não a ficar com letra bonita?


Este desenho só é motivo para muita baba, porque há bem pouco tempo, nós diziamos: "Bruninho, desenha a Mamã" e o Bruno fazia um risco, ou quanto muito uma bola. Depois tinhamos de ser nós a insistir para ele desenhar mais pormenores.
Este desenho foi feito totalmente sózinho.
Estou muito feliz pelo meu Tesourinho lindo

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Inicio do ano lectivo

O dia 13 de Setembro marcou o inicio do ano lectivo do Tesourinho.
O meu menino estava cheio de saudades de escola e já não aguentava de ansiedade para voltar à escola… rever as professoras, as auxiliares e… os coleguinhas (claro).
De manhã teve de vir para o meu trabalho e passou o tempo todo “em pulgas”. Só dizia: “Mamã escola”.
Cada vez que alguém perguntava pela escola, o rapaz fazia o ar mais infeliz do mundo a olhar para mim, como quem diz: “Ela não me deixa ir. Eu quero, mas ela não deixa…”
Finalmente hora do almoço. Fomos almoçar e às 14 horas, conforme marcado pelo Agrupamento, lá estávamos na escola para a apresentação.
Entrámos todos para a sala (encarregados de educação e alunos). A professora falou com todos os meninos e, um a um, distribuiu beijinhos e comentários especiais.
Pouco depois uma auxiliar veio buscar os meninos para fazer actividades e nós, encarregados de educação, ficámos na sala a ouvir o que havia para dizer em relação ao novo ano lectivo, que agora começa.
Depois de todos os avisos, papéis preenchidos e comentários de relevo era altura de escolher um representante dos encarregados de educação (ou melhor dois: um efectivo e um suplente). Este ano a honra calhou-me a mim.

No final da reunião sobrou algum desanimo…
No ano passado, o Bruno era um dos meninos (com N.E.E.) privilegiados do nosso país. Tinha a professora de ensino especial 12 horas por semana em sala (para ele e um menino com paralisia cerebral). No restante período lectivo, o acompanhamento destes dois meninos era feito por uma auxiliar que o agrupamento optou por colocar na sala e tudo foi correndo bem.
Ontem, fui confrontada com o facto de a professora de ensino especial passar a estar apenas 5 horas, por semana, na sala (para os dois meninos), o que fazendo as contas dá 2h30m por semana para o Bruninho. Foi-me também comunicado que, este ano lectivo, o Agrupamento não vai disponibilizar auxiliar para fazer acompanhamento aos meninos.
Assim, a DREL não disponibiliza auxiliar para o Bruno porque ele é autónomo, também não disponibiliza para o menino com paralisia cerebral, sabe-se lá porquê (ele não é autónomo). O Agrupamento, apesar de ter ao serviço mais uma auxiliar (que esteve de baixa quase todo o ano lectivo transacto) diz que este ano não disponibiliza ninguém para acompanhar os meninos. Ainda por cima, e como se já não bastasse tantas alterações a nível de apoio, penso que lá para Novembro, a professora titular da turma vai estar de licença de parto (com todo o direito).
Vai ser colocada uma nova professora... sabe-se lá quando... e, com isto tudo, não vai haver ninguém a quem o Bruno esteja "habituado" e que seja referência, para o ajudar a fazer a transição de professoras. Fico com muito receio que fiquem comprometidas as reais potencialidades do meu menino, sobre quem, ainda na semana passada me foi dito (no Centro de Desenvolvimento Infantil - Diferenças, onde fez uma avaliação de "Pré-Requisitos") que não comum um menino com trissomia 21, com o 1º ano concluído, ter uma avaliação tão boa.
Parece-me a mim que alguma falta de vontade (do Agrupamento… do Ministério da Educação… ou de quem for…) pode fazer uma criança evoluir menos do que as suas reais potencialidades.
No entanto, quem me conhece, sabe que sou capaz de mover montanhas pelo meu Tesourinho. Por isso, tenciono fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para que o meu doce de menino chegue o mais longe que conseguir chegar.

Estou eu para aqui a desabafar e nem vos conto que, no final da reunião, tive de pedir para irem buscar o Bruninho.
Ele não queria sair da escola. Afinal as saudades são mesmo muitas.

Agora já estamos a 100% no activo e o rapaz feliz da vida.

sábado, 4 de setembro de 2010

Os vampiros existem...

É verdade, o Tesourinho hoje descobriu que não é só na televisão que os vampiros aparecem...
Lembram-se que estas férias o Bruno fingiu que era um vampiro e atacou a Kika dele?
Pois... o menino gosta mesmo dos vampiros.
Uma funcionária do Staples de Sintra tinha dito ao menino que hoje o "Afonso" e a "Isabel" da "Lua Vermelha" iam dar uma sessão de autografos na loja.
Como o menino gosta tanto, não resisitmos e, eu e a Kika, decidimos ir à dita sessão de autografos.
Quando chegámos, fomos informados que não valia a pena esperar, porque já estava tanta gente que ia ser impossível obter o autografo para o menino.
No entanto, o segurança que deu esta informação viu que o menino fez uma carinha de desilusão e disse onde nos deviamos dirigir se ele quisesse espreitar.
Lá nos dirigimos onde o segurança informou.
Mal viu o "Afonso", o menino começou a gritar "Vampirooooo!!!".
Pedi se havia possibilidade de o menino ir dar um beijinho. Expliquei que o menino tem Sindrome de Down e que, se fosse possível, gostava muito de estar com eles.
A senhora que acompanhava os actores foi muito atenciosa e, ela própria, pegou no menino ao colo e levou-o para perto do "Afonso" e da "Isabel". Chamou-me ainda para tirar fotos...
O Tesourinho estava tão feliz... Não tirava os olhos do "vampiro", a ponto de ele dizer que o menino estava a ver se era mesmo verdade.
E ainda teve direito a trazer os autografos dos dois.
Obrigada ao "Afonso" e à "Isabel" e a quem tornou isto possível para o meu Tesourinho.

O fim das férias

Olá malta!!!

Já acabou o que era bom, mas vou fazer um resumo do fim das minhas férias...
Continuei a ir á praia todos os dias e como gostei... É tão bom brincar na areia...
Depois a Mãe e a Kika levaram-me a fazer um picnic. Foi tão divertido... Cantámos, jogámos á bola, e até fiz poses para a Kika tirar fotos. Foi um dia muito bem passado.
Se quiserem espreitar um bocadinho do picnic, a Kika pôs uns videos no youtube. Passem por lá.
Mas para acabarmos em grande, não sabem onde é que a Mãe me levou no fim das férias...
Às piscinas oceanicas de Oeiras. Fiquei tão contente... Dei muitos mergulhos, e até dancei com a musica da Shakira, Waka Waka, que passou lá.
É tão bom ter a Mãe. Ela faz tudo por mim. Sou um menino muito feliz.

Beijinhos
O Tesourinho