quarta-feira, 4 de junho de 2008

O novo ano lectivo

No dia 14 de Setembro, e eu ainda de férias, era o primeiro dia de aulas do Tesourinho na escola nova...

Lá fomos nós a caminho da escola... era um dia importante para o meu menino e eu tinha de ter o dia todo para ele.

Chegámos uns minutos antes da hora combinada e, por isso, tivemos de esperar um bocadinho.
Quando finalmente nos chamaram... Começaram pela sala do Bruno... Fomos recebidos pela coordenadora da escola. Logo que ela percebeu que o menino tem Trissomia 21 disse-me que não havia lugar para ele na escola. Tudo porque alguém não tinha reparado que o menino tinha NEE e que, de acordo com a lei, teria de estar numa turma reduzida...


A Prof. M. disse-nos que não havia vaga para o Tesourinho em todo o Jardim de Infância, porque as salas estavam todas cheias... Disse-me que eu deveria falar com o Presidente do Concelho Executivo do Agrupamento (Prof. J.V.).


Foi o que fiz de imediato... Dirigi-me ao agrupamento... Este Prof. J.V. revelou-se uma das piores, se não a pior pessoa que eu já conheci... Mas, felizmente acabei por falar com um dos Vice Presidentes do Concelho Executivo, o Prof. M., que acabou por resolver o problema do menino.
Pelo menos um problema estava resolvido. Faltava resolver outro... Fomos recebidos, no Jardim de Infância, pela coordenadora da escola, porque não havia educadora para a sala azul... e não sabiamos quando ia haver...


Sem educadora, os meninos tinham de ficar todos em casa. As minha férias estavam a acabar... Como é que eu ia fazer? Pedi aos meus pais para me ficarem com o menino... Acabaram por aceitar.


Fui ligando para a escola... já decorria o mês de Outubro quando finalmente entrou uma educadora para substituir a educadora da sala. Finalmente o meu Tesourinho ia começar a escola...

1 comentário:

JOAO MARIA disse...

com o meu joao maria aconteceu o mesmo!ja passaram muitos anos.acabou por ficar lá no jardim de infancia, ou ATL , e acabaram por gostar, quer dizer adorar o joao.
passados todos estes anos, joao ja tem 21 ainda me perguntam por ele.na altura ficamos tristes, na altura ainda era casado, mas passou.acho que como era a 1ª criança que tiveram com t21 tiveram muito medo, mas passou, acabaram por ver que era encantador.
bom fim de semana para ti e o teu tesouro
joao pai