terça-feira, 10 de maio de 2011

Avaliação do 2º período lectivo


Na semana passada lá fui à escola do meu Tesourinho, para a reunião de avaliação do 2º período.

O professor começou por agradecer o empenho dos pais, porque se nota que os meninos trabalham em casa.

O Bruno, como todos sabemos, trabalha e bastante, mas continuando.

No que respeita às "Áreas Curriculares Não Disciplinares" (Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formaçao Civica), o meu doce teve satisfaz a tudo. Melhorando inclusive, e quando comparado com o 1º período, vários parâmetos dentro de cada uma destas áreas.

Em relação a "Educação Moral e Religiosa", mais uma vez a professora realçou que o menino tenta superar as dificuldades, que tem o comportamento a nível de satisfaz bem e que realizou as tarefas propostas, com um nível de satisfaz mais. A professora termina a sua avaliação com: "Parabéns, continua!"

Passando às "Áreas Curriculares Disciplinares". Aqui o Bruno teve satisfaz a "Língua Portuguesa", "Matemática" e "Estudo do Meio". No que respeita a "Expressões (Artisticas e Fisico-Motoras)", a avaliação foi de satisfaz bem.

Como apreciação global, o professor diz que: "O Bruno é empenhado na realização das actividades propostas" ... "É participativo e mostra-se motivado no seu processo ensino-aprendizagem".

Relativamente às AEC's, as notas do Bruno foram, em dois casos, muito estranhas... Enfim!

Comecemos pelas boas noticias: o meu doce passou de não satifaz a "Inglês" e "Expressões" para, respectivamente, satisfaz e satisfaz bem.

As más noticias: o Tesourinho passou de satisfaz bem a "Ensino da Musica" para não satisfaz e de satisfaz a "Actividade Fisica e Desportiva" para não satisfaz.

Aqui fico com uma duvida existencial muito grande: como é que uma criança que tem satisfaz bem a "Expressões (Artisticas e Fisico-Motoras)", consegue ter não satisfaz a musica? Depois, se pensarmos uma bocadinho mais ainda, como é que o meu menino, que adora musica, tem não satisfaz a musica? Será que o problema é dele ou é da professora?

Em conversa com o professor, cheguei à conclusão que a professora só está há cerca de um mês com a turma... E, digo eu, deve estar a falar russo com o menino. É que ela diz que o meu filho não respeita nem colegas nem adultos... Será que ela já lhe impôs respeito?

Depois em relação à ginástica, acredito que, no meio do grupo, o Bruno sinta que aquela aula é só para brincar. Será que esta professora já tentou explicar-lhe bem os exercicios e mesmo fazê-los com ele?

No final da reunião, o prof. J.C. ficou de averiguar tudo isto. Até porque todos nos lembramos que até Dezembro, e devido à instabilidade toda que se gerou pelos 6 professores que passaram pela turma, às tantas, a unica coisa que o Bruno fazia era amachucar papel (literalmente). Como sabemos, o Bruno não fazia isto por ter trissomia 21, mas sim porque estava completamente desestabilizado por todas estas mudanças e sem qualquer tipo de apoio por parte de adultos responsáveis.

No inicio do 2º período, e já com estabilidade de professor e regras definidas, houve 2 ou 3 professores que chegaram a perguntar à professora de ensino especial se o menino estava a ser medicado, porque andava muito mais calmo, atento e trabalhador.

Para esclarecer: o Bruno não está medicado. Apenas passou a ter estabilidade na escola (coisa que não teve no 1º período).

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