quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vida social muito activa

Quem disse que vida de criança com Down era monótona e muito parada? Quem quer que seja, não conhece o Tesourinho. Ele não pára... Eu só pedia uns fins de semanas no relax, mas não... Ora vamos a um lançamento de um livro, ora temos a catequese, ora isto, ora aquilo....
Mas vou deixar de me queixar e contar como correu o fim de semana passado.
Na sexta-feira a malta sai do trabalho a correr para ir buscar o Tesourinho ao X-Park pois ainda iamos para Peniche para o lançamento do livro da Sandra Morato. O livro chama-se "Sara, A Luz".Foi um evento muito bonito. A Sara (também com Down) foi quem abriu a cerimónia. Fez uma breve apresentação dela e mostrou que estas crianças também falam, ao contrário do que alguns médicos ainda dizem. Mais um ponto para a não discriminação.Mas além disto, foi também um momento muito enriquecedor pois conhecemos pessoas maravilhosas, como por exemplo o Dinis e os pais. Pessoas que sofreram na pele a falta de humanidade de alguns médicos, pois diziam que o pequeno Dinis nunca ia andar, nem falar, etc... Mas espantem, pois o menino já anda e já vai falando. Uma criança incrivel com uns super pais.Conhecemos também a Fátima Marinho que lançou á pouco tempo o livro "Á procura de um lugar", também sobre trissomia 21.Depois do lançamento fomos todos jantar. O Tesourinho aproveitou para matar as saudades da Sara e da Sofia, mas ficou encantado por ter arranjado mais amigos. E eu posso confessar-vos que estáva no paraíso. Passo a explicar...

No jantar eramos 11 adultos e 6 crianças todas diferentes.
O Tesourinho - Trissomia 21 e raça chocolate de leite
A Sara - Trissomia 21
A Sofia - A dita normal
O João - Miopatia Nemalinica
O Dinis - Leucoencefalopatia, Calcificações e Quistos Cerebrais e Sindrome de Coat's bilateral
O Rodrigo - Asperger
Não vos posso descrever a beleza do quadro que os meus olhos viam, mas posso mostrar o que ainda consegui fotografar.
"Todos diferentes mas todos muito lindos."Agora ao Sábado, como ainda nos sobráva uma horita sem ter nada para fazer, o Tesourinho vai ter aulas de natação.
A mãe acha que ele é um perigo perto de água e eu confirmo, assim sendo nada melhor que aprender a nadar.
E este Sábado foi a primeira aula dele. Eu ia morrendo do coração com as vezes que ele se atirava para dentro de água sem ter pé. E não é que ele não ganhou medo? Bebeu uns quantos pirolitos mas continuou destemido. Eu já nem queria olhar. Mas que ele fica todo giraço com aquela touca na cabeça, fica...
No Domingo finalmente deixaram-me descansar... Mas não pensem que por muito tempo, pois o Tesourinho está sempre a reclamar a presença da mãe e da madrinha.
Mas quem pode querer descansar com um doce destes por perto???
Até me ajudou a fazer o almoço...
Até á proxima...
Kika

4 comentários:

Maria Osório disse...

Olá amigos!

Que grande animação!Tivémos pena de não poder ir ao lançamento do livro...mas era a semana da praia do Tiago e ele andou muito cansado (e nós também). Mas já pedimos um livro à Sandra.

A natação faz muito bem e é melhor para os nossos meninos, aliás para qualquer criança. O amiguinho Tiago não pode...por causa dos ouvidos, mesmo tendo o cuidado de colocar tampões e fitas etc... se entra água no ouvido é logo uma chatice. Já para não falar das infecções respiratórias no Inverno...é melhor não arriscarmos, continua nos cavalos que ele adora.

Bruno, estás um lindão!

Beijinhos grandes!

Sandra Morato disse...

Obrigado aos 3 por tão bonita homenagem e por ajudarem a divulgar o "Sara, a Luz!" fazendo com que chegue mais longe. O quadro dos "todos diferentes, todos lindos " é de facto de tocar qualquer um, só os corações mais desumanos não se tocam. O Brunocas fica todo giraço com a touco, é um campeão, tema garra e a determinação de um vencedor. QUe fim de semana em cheio. Beijinho dos Moratinhos.

Dinis disse...

Muito boa tarde Queridos, Bruninho, M.João e Kika.
é com grande orgulho que vejo o que editaram sobre o dia do lançamento do livro da Sara, e é com maior orgulho que verifico que o mundo do Bruninho não para, tal como ele não para de nos surpreender e de provar ao mundo que é senhor de ser mais do que capaz. é isto que faz com que o mundo mecha, os passos, as pessoas, o que fazemos com o nosso tempo livre, e finalmente com os valores que depositamos em cada gesto por mais simples que este possa parecer. Os nossos super meninos são umas maravilhas e disso não abrimos mão. Beijos e os nossos sinceros parabéns pelo extraordinário envolvimento de mães....acabam por sê-lo nessa fabulosa tripla que vocês fazem.

nedav disse...

Apenas posso dizer: Fantástico!!!

Famílias excepcionais...verdadeiros guerreiros:)

Grande abraço