Finalmente, lá se realizou (no dia 30 de Junho) a reunião de final do ano lectivo.
Há hora combinada pela professora, lá estavamos todos os pais dos meninos do 1º J.
A professora começou por explicar como iriam ser os apoios para o ano de 2010/2011, para os meninos que se encontram ao abrigo do SASE (havia uma serie de avisos para serem lidos e foi assim que foi dado o inicio à reunião).
Depois falou um bocadinho de como correu o ano lectivo. Muito sinceramente, acabei por não ouvir grande parte do que a professora disse, porque estive a ver alguma documentação do Bruno que ainda não estava assinada. E, por outro lado, queria "discutir" alguns temas com a professora, sobre comportamentos e aproveitamento do Bruno.
Após as considerações gerais, para todos os encarregados de educação, a Professora Vânia dedicou tempo (individualmente) a cada um dos encarregados de educação.
Aproveitei este tempo para ver e assinar os testes de avaliação e as avaliações do 3º período do meu Tesourinho.
As notas dos testes do Tesourinho foram:
- Expressão Plástica – Satisfaz
- Português – Satisfaz
- Matemática – Satisfaz bem
- Estudo do Meio – Não satisfaz
Sendo que Estudo do Meio, foi a unica área a não sofrer adaptações curriculares no ano lectivo de 2009/2010.
No entanto, globalmente, as notas do meu menino foram:
-> Áreas curriculares não disciplinares:
- Área de projecto – Satisfaz
- Estudo Acompanhado – Satisfaz
- Formação Cívica – Satisfaz
-> Áreas curriculares disciplinares:
- Língua Portuguesa – Satisfaz
- Matemática – Satisfaz
- Estudo do Meio – Satisfaz
- Expressões (Artísticas e Fisico-Motoras) – Satisfaz
O que quer dizer que, apesar do último teste Não Satisfaz, o menino conseguiu, globalmente, adquirir os conhecimentos de Estudo do Meio exigidos a qualquer criança da idade dele.
As restantes áreas curriculares têm em atenção as adequações curriculares, uma vez que ele está ao abrigo do artigo 18º do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro.
Quando chegou a vez do Bruno, eu e a professora conversámos um bocadinho sobre como correu o ano lectivo... Parece-me a mim que, apesar de tudo, correu bastante bem (as questões de agressões do 2º período ficaram definitivamente solucionadas e o comportamento do menino, em sala de aula, foi o esperado (e exigido) pela professora).
Falámos também das capacidades do Bruninho, que a professora diz ser um menino muito inteligente e capaz de evoluir muito. É bom ver que há professores a acharem que os meninos especiais também são capazes...
Depois iniciámos o tema das AEC's... Os comportamentos do Bruno nestas actividades não foram nada bons (desde o inicio do ano lectivo), com excepção da actividade ministrada pela Rita (que ele já conhecia e que é dona do X-Park). Apesar de, no inicio do ano lectivo eu ter pedido à professora de ensino especial para dizer aos professores que o Bruno deveria perceber de inicio quem é que mandava e que lhe deviam impor regras, foi dito por um dos professores (o de ginástica) que o Bruno era o menor dos problemas dele... o Bruno creio que acabou por ser o maior dos problemas deste professor porque, como nunca lhe impôs regras, o Bruno nunca lhe reconheceu autoridade.
Depois temos ainda a professora de inglês, que optou por dar aulas com o Bruno ao colo... ainda gostava de perceber onde está a pedagogia aqui... claro que, também aqui o Bruno sabia que podia abusar...
Em relação a musica... A professora que esteve nos 2º primeiros trimestres foi embora. Depois veio uma professora nova que esteve mais ou menos um mês...
A que foi embora deu nota 0 (zero) ao Bruno... 0 (zero) a música????? Em que o menino é excelente... e tem um sentido ritmico como poucas pessoas... Com a nova professora, o menino passou a ter positiva... O que será que esta nova professora conseguiu ver que a outra não viu?
Depois de falarmos das AEC's, ainda voltámos a falar sobre as àreas curriculares. É que o Bruno está inscrito em moral... segundo a professora de moral, o Bruno nunca conseguiu entender as regras de sala de aula... será que não foi esta professora que não se conseguiu impor e dar-se ao respeito? O Bruno anda na catequese e a catequista diz que realmente o menino tenta pisar o risco, mas que não é dificil impor-lhe o bom comportamento...
Mostrei ainda o meu desagrado por um comentário que esta professora fez na avaliação. A professora diz que o Bruno tem dificuldade na utilização da caneta, do lápis e da tesoura... Será que a senhora não sabe o que significa "O Bruno tem trissomia 21"? Será que devo "respeitar" uma avaliação que não tem em atenção as reais dificuldades de uma criança que está ao abrigo do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro???
Acabámos a reunião a conversar sobre os trabalhos para férias... Sim, os meninos do 1ºJ trazem trabalhos para férias.
Falámos também do facto de a professora, a partir de Novembro e por um período de cerca de 5 meses, ir ficar de licença e, como seria a entrada da nova professora... Ninguém sabe como vai ser, nem se as duas vão estar ao mesmo tempo com os meninos para fazer a transição...
Vamos ver como vai correr.