terça-feira, 27 de julho de 2010

O aniversário da Kika

Olá malta!!
Venho aqui só para vos contar como foi os anos da minha Kika...
Pois é, a minha Kika fez aninhos no dia 22 e eu estáva todo empolgado com a ideia.
Na véspera, pedi para fazer um bolo daqueles que a Kika me ajuda, e ela lá aceitou o meu pedido (como sempre)...
Quando acordei, disse à Mãe se já podia desejar os parabéns à Kika e ela disse que sim. Saí disparado da cama e fui a correr ter com ela. Como ela estáva no banho, eu corri para lá, abri a porta com muita força e gritei: "PARABÉNS KIKA!!!"
Ela parece que apanhou um susto, mas logo a seguir já estáva a rir para mim e a dar-me um beijinho. Assim que nos acabámos de arranjar, fui a puxá-la pela mão até á cozinha e a Mãe já tinha posto as velas no bolo que eu tinha feito na noite anterior. Contei até 3 e cantei com a Mamã os parabéns á Kikinha.
Foi uma maneira diferente de começar o dia.
Quando á tarde me foram buscar ao X-Park, eu só dizia que não queria ir para casa, mas a Mãe como me entende tão bem disse assim:
"Vamos embora rápido para irmos ter com a Liliana, a Maria e a Maria Irene..."
"BOA!!!!" dizia eu com cara de alucinado. Eu gosto tanto delas...
E lá fomos até ao Freeport a um restaurante que a Kika e a Mãe gostam muito, Hacienda D. Luisa.
Eu estáva muito contente mas fiquei ainda mais quando vi uns senhores a prepararem umas cadeiras e um deles tinha uma viola.
Iamos ter musica ao vivo.... Que bom.... Eu adoro musica...
A Mãe até me deixou dançar um bocadinho no restaurante...
E deixou-me experimentar a bebida dela... Diz que se chama margarita... Até que não é má...
Mas como devem calcular, a festa continuou, mas eu estáva a ficar muito cansado e comecei a ficar molinho, molinho...
Foi um dia muito divertido... e deixem-me contar-vos um segredo...
Eu adoro festas...
Beijinhos
O Tesourinho

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Vida social muito activa

Quem disse que vida de criança com Down era monótona e muito parada? Quem quer que seja, não conhece o Tesourinho. Ele não pára... Eu só pedia uns fins de semanas no relax, mas não... Ora vamos a um lançamento de um livro, ora temos a catequese, ora isto, ora aquilo....
Mas vou deixar de me queixar e contar como correu o fim de semana passado.
Na sexta-feira a malta sai do trabalho a correr para ir buscar o Tesourinho ao X-Park pois ainda iamos para Peniche para o lançamento do livro da Sandra Morato. O livro chama-se "Sara, A Luz".Foi um evento muito bonito. A Sara (também com Down) foi quem abriu a cerimónia. Fez uma breve apresentação dela e mostrou que estas crianças também falam, ao contrário do que alguns médicos ainda dizem. Mais um ponto para a não discriminação.Mas além disto, foi também um momento muito enriquecedor pois conhecemos pessoas maravilhosas, como por exemplo o Dinis e os pais. Pessoas que sofreram na pele a falta de humanidade de alguns médicos, pois diziam que o pequeno Dinis nunca ia andar, nem falar, etc... Mas espantem, pois o menino já anda e já vai falando. Uma criança incrivel com uns super pais.Conhecemos também a Fátima Marinho que lançou á pouco tempo o livro "Á procura de um lugar", também sobre trissomia 21.Depois do lançamento fomos todos jantar. O Tesourinho aproveitou para matar as saudades da Sara e da Sofia, mas ficou encantado por ter arranjado mais amigos. E eu posso confessar-vos que estáva no paraíso. Passo a explicar...

No jantar eramos 11 adultos e 6 crianças todas diferentes.
O Tesourinho - Trissomia 21 e raça chocolate de leite
A Sara - Trissomia 21
A Sofia - A dita normal
O João - Miopatia Nemalinica
O Dinis - Leucoencefalopatia, Calcificações e Quistos Cerebrais e Sindrome de Coat's bilateral
O Rodrigo - Asperger
Não vos posso descrever a beleza do quadro que os meus olhos viam, mas posso mostrar o que ainda consegui fotografar.
"Todos diferentes mas todos muito lindos."Agora ao Sábado, como ainda nos sobráva uma horita sem ter nada para fazer, o Tesourinho vai ter aulas de natação.
A mãe acha que ele é um perigo perto de água e eu confirmo, assim sendo nada melhor que aprender a nadar.
E este Sábado foi a primeira aula dele. Eu ia morrendo do coração com as vezes que ele se atirava para dentro de água sem ter pé. E não é que ele não ganhou medo? Bebeu uns quantos pirolitos mas continuou destemido. Eu já nem queria olhar. Mas que ele fica todo giraço com aquela touca na cabeça, fica...
No Domingo finalmente deixaram-me descansar... Mas não pensem que por muito tempo, pois o Tesourinho está sempre a reclamar a presença da mãe e da madrinha.
Mas quem pode querer descansar com um doce destes por perto???
Até me ajudou a fazer o almoço...
Até á proxima...
Kika

terça-feira, 6 de julho de 2010

Final do Ano Lectivo

Finalmente, lá se realizou (no dia 30 de Junho) a reunião de final do ano lectivo.
Há hora combinada pela professora, lá estavamos todos os pais dos meninos do 1º J.
A professora começou por explicar como iriam ser os apoios para o ano de 2010/2011, para os meninos que se encontram ao abrigo do SASE (havia uma serie de avisos para serem lidos e foi assim que foi dado o inicio à reunião).
Depois falou um bocadinho de como correu o ano lectivo. Muito sinceramente, acabei por não ouvir grande parte do que a professora disse, porque estive a ver alguma documentação do Bruno que ainda não estava assinada. E, por outro lado, queria "discutir" alguns temas com a professora, sobre comportamentos e aproveitamento do Bruno.
Após as considerações gerais, para todos os encarregados de educação, a Professora Vânia dedicou tempo (individualmente) a cada um dos encarregados de educação.
Aproveitei este tempo para ver e assinar os testes de avaliação e as avaliações do 3º período do meu Tesourinho.
As notas dos testes do Tesourinho foram:
  • Expressão Plástica – Satisfaz
  • Português – Satisfaz
  • Matemática – Satisfaz bem
  • Estudo do Meio – Não satisfaz
Sendo que Estudo do Meio, foi a unica área a não sofrer adaptações curriculares no ano lectivo de 2009/2010.
No entanto, globalmente, as notas do meu menino foram:
-> Áreas curriculares não disciplinares:
  • Área de projecto – Satisfaz
  • Estudo Acompanhado – Satisfaz
  • Formação Cívica – Satisfaz
-> Áreas curriculares disciplinares:
  • Língua Portuguesa – Satisfaz
  • Matemática – Satisfaz
  • Estudo do Meio – Satisfaz
  • Expressões (Artísticas e Fisico-Motoras) – Satisfaz
O que quer dizer que, apesar do último teste Não Satisfaz, o menino conseguiu, globalmente, adquirir os conhecimentos de Estudo do Meio exigidos a qualquer criança da idade dele.
As restantes áreas curriculares têm em atenção as adequações curriculares, uma vez que ele está ao abrigo do artigo 18º do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro.

Quando chegou a vez do Bruno, eu e a professora conversámos um bocadinho sobre como correu o ano lectivo... Parece-me a mim que, apesar de tudo, correu bastante bem (as questões de agressões do 2º período ficaram definitivamente solucionadas e o comportamento do menino, em sala de aula, foi o esperado (e exigido) pela professora).
Falámos também das capacidades do Bruninho, que a professora diz ser um menino muito inteligente e capaz de evoluir muito. É bom ver que há professores a acharem que os meninos especiais também são capazes...
Depois iniciámos o tema das AEC's... Os comportamentos do Bruno nestas actividades não foram nada bons (desde o inicio do ano lectivo), com excepção da actividade ministrada pela Rita (que ele já conhecia e que é dona do X-Park). Apesar de, no inicio do ano lectivo eu ter pedido à professora de ensino especial para dizer aos professores que o Bruno deveria perceber de inicio quem é que mandava e que lhe deviam impor regras, foi dito por um dos professores (o de ginástica) que o Bruno era o menor dos problemas dele... o Bruno creio que acabou por ser o maior dos problemas deste professor porque, como nunca lhe impôs regras, o Bruno nunca lhe reconheceu autoridade.
Depois temos ainda a professora de inglês, que optou por dar aulas com o Bruno ao colo... ainda gostava de perceber onde está a pedagogia aqui... claro que, também aqui o Bruno sabia que podia abusar...
Em relação a musica... A professora que esteve nos 2º primeiros trimestres foi embora. Depois veio uma professora nova que esteve mais ou menos um mês...
A que foi embora deu nota 0 (zero) ao Bruno... 0 (zero) a música????? Em que o menino é excelente... e tem um sentido ritmico como poucas pessoas... Com a nova professora, o menino passou a ter positiva... O que será que esta nova professora conseguiu ver que a outra não viu?
Depois de falarmos das AEC's, ainda voltámos a falar sobre as àreas curriculares. É que o Bruno está inscrito em moral... segundo a professora de moral, o Bruno nunca conseguiu entender as regras de sala de aula... será que não foi esta professora que não se conseguiu impor e dar-se ao respeito? O Bruno anda na catequese e a catequista diz que realmente o menino tenta pisar o risco, mas que não é dificil impor-lhe o bom comportamento...
Mostrei ainda o meu desagrado por um comentário que esta professora fez na avaliação. A professora diz que o Bruno tem dificuldade na utilização da caneta, do lápis e da tesoura... Será que a senhora não sabe o que significa "O Bruno tem trissomia 21"? Será que devo "respeitar" uma avaliação que não tem em atenção as reais dificuldades de uma criança que está ao abrigo do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro???

Acabámos a reunião a conversar sobre os trabalhos para férias... Sim, os meninos do 1ºJ trazem trabalhos para férias.
Falámos também do facto de a professora, a partir de Novembro e por um período de cerca de 5 meses, ir ficar de licença e, como seria a entrada da nova professora... Ninguém sabe como vai ser, nem se as duas vão estar ao mesmo tempo com os meninos para fazer a transição...
Vamos ver como vai correr.