terça-feira, 6 de julho de 2010

Final do Ano Lectivo

Finalmente, lá se realizou (no dia 30 de Junho) a reunião de final do ano lectivo.
Há hora combinada pela professora, lá estavamos todos os pais dos meninos do 1º J.
A professora começou por explicar como iriam ser os apoios para o ano de 2010/2011, para os meninos que se encontram ao abrigo do SASE (havia uma serie de avisos para serem lidos e foi assim que foi dado o inicio à reunião).
Depois falou um bocadinho de como correu o ano lectivo. Muito sinceramente, acabei por não ouvir grande parte do que a professora disse, porque estive a ver alguma documentação do Bruno que ainda não estava assinada. E, por outro lado, queria "discutir" alguns temas com a professora, sobre comportamentos e aproveitamento do Bruno.
Após as considerações gerais, para todos os encarregados de educação, a Professora Vânia dedicou tempo (individualmente) a cada um dos encarregados de educação.
Aproveitei este tempo para ver e assinar os testes de avaliação e as avaliações do 3º período do meu Tesourinho.
As notas dos testes do Tesourinho foram:
  • Expressão Plástica – Satisfaz
  • Português – Satisfaz
  • Matemática – Satisfaz bem
  • Estudo do Meio – Não satisfaz
Sendo que Estudo do Meio, foi a unica área a não sofrer adaptações curriculares no ano lectivo de 2009/2010.
No entanto, globalmente, as notas do meu menino foram:
-> Áreas curriculares não disciplinares:
  • Área de projecto – Satisfaz
  • Estudo Acompanhado – Satisfaz
  • Formação Cívica – Satisfaz
-> Áreas curriculares disciplinares:
  • Língua Portuguesa – Satisfaz
  • Matemática – Satisfaz
  • Estudo do Meio – Satisfaz
  • Expressões (Artísticas e Fisico-Motoras) – Satisfaz
O que quer dizer que, apesar do último teste Não Satisfaz, o menino conseguiu, globalmente, adquirir os conhecimentos de Estudo do Meio exigidos a qualquer criança da idade dele.
As restantes áreas curriculares têm em atenção as adequações curriculares, uma vez que ele está ao abrigo do artigo 18º do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro.

Quando chegou a vez do Bruno, eu e a professora conversámos um bocadinho sobre como correu o ano lectivo... Parece-me a mim que, apesar de tudo, correu bastante bem (as questões de agressões do 2º período ficaram definitivamente solucionadas e o comportamento do menino, em sala de aula, foi o esperado (e exigido) pela professora).
Falámos também das capacidades do Bruninho, que a professora diz ser um menino muito inteligente e capaz de evoluir muito. É bom ver que há professores a acharem que os meninos especiais também são capazes...
Depois iniciámos o tema das AEC's... Os comportamentos do Bruno nestas actividades não foram nada bons (desde o inicio do ano lectivo), com excepção da actividade ministrada pela Rita (que ele já conhecia e que é dona do X-Park). Apesar de, no inicio do ano lectivo eu ter pedido à professora de ensino especial para dizer aos professores que o Bruno deveria perceber de inicio quem é que mandava e que lhe deviam impor regras, foi dito por um dos professores (o de ginástica) que o Bruno era o menor dos problemas dele... o Bruno creio que acabou por ser o maior dos problemas deste professor porque, como nunca lhe impôs regras, o Bruno nunca lhe reconheceu autoridade.
Depois temos ainda a professora de inglês, que optou por dar aulas com o Bruno ao colo... ainda gostava de perceber onde está a pedagogia aqui... claro que, também aqui o Bruno sabia que podia abusar...
Em relação a musica... A professora que esteve nos 2º primeiros trimestres foi embora. Depois veio uma professora nova que esteve mais ou menos um mês...
A que foi embora deu nota 0 (zero) ao Bruno... 0 (zero) a música????? Em que o menino é excelente... e tem um sentido ritmico como poucas pessoas... Com a nova professora, o menino passou a ter positiva... O que será que esta nova professora conseguiu ver que a outra não viu?
Depois de falarmos das AEC's, ainda voltámos a falar sobre as àreas curriculares. É que o Bruno está inscrito em moral... segundo a professora de moral, o Bruno nunca conseguiu entender as regras de sala de aula... será que não foi esta professora que não se conseguiu impor e dar-se ao respeito? O Bruno anda na catequese e a catequista diz que realmente o menino tenta pisar o risco, mas que não é dificil impor-lhe o bom comportamento...
Mostrei ainda o meu desagrado por um comentário que esta professora fez na avaliação. A professora diz que o Bruno tem dificuldade na utilização da caneta, do lápis e da tesoura... Será que a senhora não sabe o que significa "O Bruno tem trissomia 21"? Será que devo "respeitar" uma avaliação que não tem em atenção as reais dificuldades de uma criança que está ao abrigo do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro???

Acabámos a reunião a conversar sobre os trabalhos para férias... Sim, os meninos do 1ºJ trazem trabalhos para férias.
Falámos também do facto de a professora, a partir de Novembro e por um período de cerca de 5 meses, ir ficar de licença e, como seria a entrada da nova professora... Ninguém sabe como vai ser, nem se as duas vão estar ao mesmo tempo com os meninos para fazer a transição...
Vamos ver como vai correr.

3 comentários:

Maria Osório disse...

Olá a todos!

passei para deixar beijocas aos 3 e para desejar boas férias. Nós estamos quase, quase a ir de merecido descanso...

Beijinhos grandes!

Angel disse...

Boa Noite Pessoal,

Queria dar os Parabens ao Tesourinho pelas suas notas e desempanho na escola, numa avaliação geral pelo que li o menino portou-se bem :).

Aproveito para desejar boas ferias :).

Beijoquinhas

Samantha BAires disse...

Hola Bruno. Poniéndome al día con tus relatos, ando un poco liada por aquí. Pero quería dejarte especialmente una gran felicitación de mi parte, por tus evaluaciones tan buenas. Tu primer año escolar es excelente!! Y paciencia con las profesoras que no prestan especial atención a tus necesidades, "ellas" necesitan más educación que tú, que puedes darles "cátedra". De nuevo, ¡felicitaciones!