quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A minha Kika é a "Fada dos Dentes"

Olá malta.
Eu levo a vida a descobrir coisas...
Pois é, quando caiu o meu dentinho, eu ouvia toda a gente a dizer à mãe para por o dente em baixo da almofada, para depois vir a "Fada dos Dentes" deixar moedinha.
A mãe não fez nada disso... Mas, mesmo assim, a fada dos dentes resolveu aparecer!
A minha Kikinha não estava cá quando o dentinho caiu e só quando regressou me viu desdentado. Nesse dia fomos ao Diferenças... Quando chegamos a casa a Kika deu-me um acordeão e disse que era por causa do dentinho que tinha caído.
Vêem que eu tenho razão? A minha Kika é a "Fada dos Dentes".
E eu gosto tanto do meu acordeão. Todos os dias toco um bocadinho...
Obrigado Kikinha linda

Beijinhos
O Tesourinho

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Caiu o meu primeiro dentinho

Malta! Malta!!!!
Estou tão feliz...
Já sou um menino muito grande.
Hoje de manhã caiu o meu primeiro dentinho. Já estava a abanar há algum tempo e como nunca mais se despachava a cair, hoje arranquei... Já tenho outro a crescer. Já se vê, e é tão grande!!!!
Já sou igual aos meus amiguinhos que estão todos sem dentes...
Quando cheguei à escola, estive a mostrar a toda a gente que já sou grande e que os meus dentinhos de leite já estão a cair.

Beijinhos
O Tesourinho

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Reunião de avaliação do 1º período

Na 3ª Feira, dia 13 de Janeiro foi a reunião de avaliação do 1º período do Tesourinho. Há hora combinada pela professora, lá estavam todos os pais dos meninos do 1º J.

A professora começou por falar do comportamento e aproveitamento global da turma. Afinal não é só o meu Tesourinho que leva a vida a trazer bolinhas vermelhas para casa. Parece que são todos…

Durante a quase uma hora que a professora falou dos comportamentos e aproveitamento dos meninos, fui olhando para os testes do Bruninho que estavam em cima da mesinha dele.
Eu sabia que só o teste de Matemática tinha corrido bem e, por isso, só contava com positiva a Matemática.
As notas dos testes do Tesourinho foram:
- Expressão Plástica – Satisfaz
- Português – Satisfaz
- Matemática – Satisfaz bem
- Estudo do Meio - Satisfaz

Tendo em conta que o Bruninho está a cumprir o programa de 1º ano igual a todos os outros meninos da sala, fiquei muitíssimo contente com as notas que ele conseguiu nos testes.
Depois de falar das dificuldades que sente com esta turma, lá passámos para a avaliação dos meninos. Claro que se tratava apenas de ler as avaliações, deixar as cópias assinadas na escola (para o processo dos meninos) e trazer os originais para casa.
E agora parafraseando a Francisca Prieto (mãe da Francisquinha), “É a rebentar de orgulho” que passo a transcrever a avaliação do meu borracho pequeno:
- Áreas curriculares não disciplinares:
o Área de projecto – Satisfaz
o Estudo Acompanhado – Satisfaz
o Formação Cívica – Satisfaz
- Áreas curriculares disciplinares
o Língua Portuguesa – Não Satisfaz
- O Bruno precisa de muita ajuda para ler e escrever (necessita de apoio constante do adulto)
o Matemática – Satisfaz
o Estudo do Meio – Satisfaz
o Expressões (Artísticas e Fisico-Motoras) – Satisfaz
Claro que a avaliação para o Tesourinho é um bocadinho mais “branda” que para os outros meninos, porque ele é avaliado ao abrigo do Decreto-Lei 3/2008 de 7 de Janeiro.

Mas digam lá, tenho ou não tenho razão para estar orgulhosa do meu Tesourinho?

domingo, 10 de janeiro de 2010

Fraquinho

Olá malta!
Hoje estou um bocadinho em baixo...
Pois é, na sexta-feira lá tive de ir com a mãe levar a 2ª dose da vacina para a gripe. Eu não queria nada, mas a mãe disse que tinha de ser, para eu não ficar doentinho...
A mãe disse que eu me portei bem. Mas isso foi só porque a Srª Enfª que me deu a vacina tem o nome igual ao da mãe e eu levei o fim de semana todo a dizer que "a outra Maria João deu-me a pica".
No sábado fomos almoçar aos avós e o Tiago e os papás dele também foram. A comida estava muito saborosa, mas eu estava cheio de pressa para ir para a catequese e nem liguei muito à comida. Depois da catequese foi a missa... Eu gosto tanto de ir à missa e o Sr. Padre José até chamou os meninos todos da catequese para o altar. Eu gostei muito e portei-me muito bem.
Depois da missa, a minha Isa (catequista) disse para nós (os meninos dela) tirar-mos uma fotografia junto ao menino Jesus. Ficou muito bonita. Ora vejam:
Depois, surpresa das surpresas, a mãe disse que lhe apetecia ir comer ao mexicano. Lá fomos nós para o freeport comer num restaurante que se chama "Hacienda D. Luisa". A meio do jantar apareceram uns senhores que começaram a cantar. Diverti-me muito e dei muito mimo à minha mamã. E ela a mim...O domingo já não me correu assim tão bem. Fiquei com um bocadinho de febre e muito fraquinho. Só queria colinho e muito, muito, muito miminho.
Claro que a mamã e a minha Kika me deram o colinho todo que eu pedi...
Mas só para verem como estou fraquinho, nem sequer pedi para ir para o carro preto...
Beijinhos
O Tesourinho

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Algumas paixões do Tesourinho

Como sabem o Tesourinho é um menino cheio de paixões. Hoje venho-vos falar de duas delas.
A música e o cinema.
No dia de ano novo, a malta não lhe apeteceu sair de casa e decidimos fazer uma pijama party. Foi a altura ideal de apresentar ao Tesourinho mais uma cantora da qual eu gosto muito, e nada melhor do que o ultimo concerto da Thalia...
Foi do melhor... O Tesourinho foi logo agarrar no seu microfone e desatou a cantar. Ao inicio era para a televisão mas depois já viamos dois concertos ao mesmo tempo. O da Thalia e o do Tesourinho. Foi do melhor. Para terem uma pequena ideia aqui fica um video.

video

No Sábado, depois de irmos á missa (pois o Bruno não perdoa uma), fomos ao cinema.
Já estáva ele a dizer: "Kika, picocas???"
"Não é picocas, é pipocas..." dizia-lhe eu. Fomos ver o "Planeta 51" e foi um espectáculo. Ele até disse para a Mãe: "Num tem medo. Bruno aqui."
Fartou-se de rir, e até dizia que os meninos do filme eram verdes...
Saímos do cinema com o Tesourinho a pedir mais.
Só vos posso dizer que é extremamente enriquecedor poder fazer parte do dia a dia desta criança com Sindrome de Down.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O resto das minhas férias de Natal

Olá malta!!!
Pois é, depois do x-park, veio o Natal...
O Natal foi em casa da avó Odete e do avô Pereira. Eu, a minha Mãe e o Tiago fomos os primeiros a chegar para a festa... Eu gosto muito do primo Tiago.
Estavam lá todos: a tia Ana, o tio Daniel, o primo Tiago, o tio Artur, a tia Elsa, a prima Sara e o primo Ricardo. Jantámos todos juntos. Gosto muito de ver a mesa da avó Odete cheia de gente e acho que a avó também gosta muito. Ainda bem que foram todos, porque a avó tem andado muito tristinha e pode ser que assim se anime.
Depois chegou a meia-noite. Parece que este ano o menino Jesus decidiu que a minha Mãe devia distribuir os presentes.
A Mãe fartou-se de dizer o nome dos meus primos e quase não disse o meu nome. Fiquei um bocadinho triste na altura, mas depois percebi. Para quê ter muitos presentes como os meus primos tiveram e depois não ligar a nenhum?
Afinal de contas eu recebi prendas muito giras. A Mãe deu-me roupa (é que eu estou a crescer muito e, volta e meia lá começa a roupa a ficar curta); a avó Odete deu um conjunto de banho (Shampoo, gel de banho e perfume), um livro interactivo da Disney e um livro para eu ler daqui por algum tempo; a Tia Ana, o tio Daniel e o Tiago deram-me um "EyePet" para a PS3; e o tio Artur, a Tia Elsa a prima Sara e o primo Ricardo deram-me um relógio e um brinquedo do "Faísca MacQueen".
Quando toda a gente foi embora, a Mamã ficou muito triste e até chorou e tudo. Eu fui ter com ela, fiz festinhas e disse que gosto muito dela e que não quero que ela esteja triste. Depois dei muitos beijinhos e abracinhos. Parece que resultou. Ela parou de chorar e até tentou fazer um sorriso. Não percebi porque é que a Mãe ficou triste, mas fiquei muito feliz por ter conseguido fazer com que ela ficasse bem disposta.
A roupa nova que a Mãe deu fica-me muito bem, não concordam?Passámos o fim de semana em casa dos avós e depois, no Domingo, a minha Kikinha veio buscar-nos para nos levar para casa. Recebi mais prendas: um puzzle dos carros, que deu a minha Kika. A avó Maria mandou um carro telecomandado e o tio Tó mandou um brinquedo para montar. Para ser muito sincero, fingi que não liguei muito, porque percebi que vai ser trabalho...
É verdade!!! Já me esquecia!! Também recebi uma prenda do trabalho da Mãe, é um quadro "smart easel" (a Mãe diz que é parecido com um "flipshart" - não sei o que isso quer dizer). Tem um rolo de papel e é para eu escrever. É muito fixe...
Em todos estes dias, acabei por ir fazendo os deveres da escola (5 fichas para ler, copiar e pintar). Fiz também alguns deveres que a minha Luísa mandou, mas não fiz todos... Acho que a Mãe anda um bocadinho triste com a minha perguiça, mas eu já prometi que vou começar a esforçar-me mais.
Nesta semana acabei por andar a brincar com as minhas prendas de Natal, e a Mãe tinha razão, foram prendas suficientes e eu assim brinquei com todas.
A prenda que mais gostei foi o "EyePet" para a PS3. Tive de dar um nome ao meu animalzinho de estimação, mas foi muito dificil... Por fim lá consegui arranjar um nome e o meu "Pet" chama-se "Pipo". É um nome giro ou não??
Apresento-vos o Pipo:

Enfim a passagem de ano!!!
Imaginem quem veio passar o ano connosco... Claro... Os avós, a tia Ana, o tio Daniel e o Tiago. Fiquei muito feliz.
A nossa mesa estava um espectáculo... Eu, pelo menos, acho que estava...
E depois, à espera que chegasse o 2010, fartá-mo-nos de brincar com o meu Pipo, cantar e dançar. Diverti-me muito.

Agora estou um bocadinho preocupado. É que eu já tinha aprendido a escrever o 2009. E agora? Como vai ser com o 2010? Será que é muito dificil? Aiiii!!!!!
Um excelente 2010 para todos
Beijinho
O Tesourinho